Cuidados com o Porquinho-da-Índia

Alojamento

          Quanto maior o espaço, mais feliz será o porquinho-da-índia. Como alojamento você pode utilizar alguma das seguintes opções:
Gaiola de Coelhos
Viveiro
  • Viveiros: Tem a vantagem de poder ser feito como o dono quiser. Alguns dos materiais mais utilizados são: Telas aramadas, Tijolos, madeira e até mesmo se for ao ar livre, com telhado.
  • Gaiolas de Coelhos: É uma boa opção, mas é necessário que seja espaçosa; e é ideal que seja coberta com forragem, para não machucar os pés do porquinho.
  • Telas Aramadas: São encontradas em artigos para lojistas. Além de não custar caro, tem a mesma vantagem dos viveiros, que podem ser montados em diferentes maneiras, podendo montar cercadinhos próprios.

Acessórios

         Depois do alojamento, é a vez dos acessórios. Estes devem ser usados para facilitar a vida dos porquinhos, mas devem ser utilizados de maneira que não ocupem muito espaço, pois eles precisam do espaço para correr e brincar.
Brinquedo de Garrafa Pet
  • Comedouros: Precisam ser pesados, pois os porquinhos costumam virar. Os indicados são os de cerâmica e os de gatos.
  • Bebedouro: É recomendado que sejam de ponta de metal. Entre os mais utilizados são os de hamters e chinchilas, que deixam a água sempre limpa, ao contrário dos potes.
  • Tocas e Brinquedos: As tocas são esconderijos, já que os porquinhos-da-índia são animais tímidos. Estas podem ser feitas de madeira ou plástico. Alguns brinquedos bem legais são canos grossos de PVC e até mesmo garrafa pet, podem virar verdadeiras tocas. Mas para criar esses brinquedos o que não pode faltar é criatividade!

Forragem

          A forragem tem diversas funções, desde absorver a urina, até mesmo não machucar os pés. Dentre as mais utilizadas estão o jornal, serragem e tecido. A melhor de todas sem dúvida é a serragem, que é encontrada em pet-shops, além de ser barata e absorve bem.

Alimentação

Pretinha comendo capim
         Essa é a parte mais importante. É bom seguir uma dieta balanceada, com um pouco de cada. A seguir temos uma lista com os horários ideais para cada alimento:
  1. Manhã: Uma mistura de vegetais (cenoura, coentro, quiabo, chuchu e pimentão). Dica: Você pode oferecer outros vegetais encontrados na sua região.
  2. Tarde: Feno em abundâcia.
  3. Noite: Ração, que pode ser específica para porquinhos-da-índia, ou para coelhos.  
          É importante sempre deixar água disponível, principalmente, quando for ração. Nunca der alimentos com proteínas de animais, nem alface, que causa problemas intestinais. Vale lembrar que todos os vegetais precisam ser bem-lavados e nunca ofereça estragados.

Reprodução (em etapas)

Gordinha Gestante
          É recomendado que para a reprodução, o macho tenha mais de dois meses a a fêmea mais de três. É importante que tenha somente um macho no grupo, pois se houver mais de um, eles podem brigar, podendo causar até a morte.          
         Durante o acasalamento o macho chega perto da fêmea, fazendo uma "dança" e um barulho. Ele chega perto da fêmea e rebola. No início a fêmea costuma urinar no macho, mas depois ela acaba aceitando. Depois do acasalamento, ocorre a gestação.
      A gestação dura de dois meses a dois meses e duas semanas (quanto mais filhotes, mais curta a gestação). Durante esse período, a fêmea costuma beber mais água e a barriga aumenta de tamanho.
Pretinha amamentando seus filhotes
       Depois desse período, ocorre o momento mais esperado. A fêmea sofre contrações. Ela coloca a cabeça entre a pernas para puxar o bebê. A ninhada geralmente é entre 2 a 4 filhotes. Não se assuste se encontrar uma espécie de bola com sangue. Pois é a placenta. A mãe costuma comer, para recuperar alguns nutrientes perdidos durante o parto.
          Os filhotes já nascem com os olhos abertos e com pêlos. Nos primeiros dias eles já comem alimentos sólidos. Até a 3ª semana o leite materno é muito importante, e já está na hora de separar os machos das fêmeas. Em ninhadas de mais de dois filhotes é bom deixar até 30 dias, com a mãe amamentando.

Nota: O texto foi adaptado do Guia de Informações e Cuidados para Donos de Poquinhos-da-Índia, as imagens são próprias do blog.
         
          
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário